Internacional
15 Abril de 2021 | 09h04

Huthis do Iémen revelam ataque com mísseis contra território saudita

Os rebeldes xiitas huthis do Iémen disseram hoje que lançaram um ataque com sete mísseis balísticos e quatro aparelhos voadores não tripulados armadilhados contra instalações petrolíferas da Aramco e objetivos militares no sul da Arábia Saudita.

O porta-voz das forças huthis, Yahya Sarea, indicou, através de uma conta na rede social Twitter, que as unidades "levaram a cabo uma ofensiva conjunta com mísseis e aparelhos não tripulados (drones) contra a Aramco e plataformas de lançamento de mísseis Patriot", no extremo sul da Arábia Saudita, junto ao Mar Vermelho.

O porta-voz acrescentou que a operação foi "uma resposta contra a escalada de agressão e bloqueio" e ameaçou a Arábia Saudita com ações de maior envergadura. 

Na Arábia Saudita, a coligação militar chefiada por Riade, que intervém no Iémen contra os huthies, informou que destruiu um total de quatro drones e dois mísseis, mas não especificou sobre danos causados. 

A Aliança militar de países árabes costuma intercetar os aparelhos voadores não tripulados e mísseis antes de as armas atingirem os alvos. 

Em setembro de 2019 os huthis, apoiados pelo Irão reivindicaram o ataque contra as instalações da Aramco e que provocou a suspensão de 50% da produção de crude.

O ataque mais recente contra a petrolífera saudita ocorreu no passado dia 19 de março.

Fonte: NM