COVID-19
14 Abril de 2021 | 11h01

Jornalistas começaram a ser vacinados em Mbanza Kongo

Jornalistas dos órgãos de Comunicação Social públicos e privados, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, começaram a ser imunizados ontem contra a Covid-19, por fazerem parte dos profissionais da linha da frente.

O director provincial da Comunicação Social no Zaire, Ernesto Lencastre, afirmou que os jornalistas  são pessoas de risco, pela actividade que desempenham. "Os jornalistas lidam com as pessoas em vários cenários, em função da sua actividade, por isso, são considerados pessoas de risco e devem ser imunizados para exercerem as suas actividades sem o receio  de serem contaminados”, argumentou. 

Depois da cidade de  Mbanza Kongo  deverão ser vacinados os profissionais da Comunicação Social do Soyo.  O jornalista da Angop  David Augusto foi um dos  vacinados  ontem. Sublinhou a importância da imunização contra  a Covid-19 e apelou aos colegas para aderirem à campanha. "Depois de tomar a vacina contra o novo coronavírus, sinto-me satisfeito, porque fazemos parte dos profissionais da linha da frente, como os médicos e enfermeiros e outros,  mas devemos continuar a observar as medidas de prevenção contra a doença”, disse. 

 Pedro Lundoloka, enfermeiro,  disse,  após a imunização, sentir-se bem, sublinhando que vai mobilizar os demais cidadãos abrangidos no bairro para aderirem à campanha de vacinação contra a Covid-19. "Por enquanto, não sinto qualquer reacção adversa,  mas ouvi relatos de pessoas imunizadas no primeiro dia a se queixarem de dor de cabeça e comichão, que depois de algumas horas desapareceram. Nada de anormal. Na minha comunidade muitas pessoas ainda hesitam em tomar a vacina, mas vou sensibilizá-las. O processo de vacinação é célere, gratuito e seguro”, disse.    
Fraca  afluência no segundo dia
O primeiro dia da campanha de vacinação no município de Mbanza Kongo,  província do Zaire, foi marcado por  fraca afluência ao  único posto fixo instalado no Edifício II do Governo da província, tendo sido imunizadas 365 pessoas.  De acordo com o supervisor provincial da Promoção da Saúde no Zaire, Andrade Kinzuaku,  ontem, segundo dia da campanha, registou-se maior afluência ao posto de vacinação, não tendo avançado dados concretos. "Muitas pessoas manifestam algum receio, mas até ao momento não  se registaram casos adversos”, assegurou.

Fonte: JA