Desporto
13 Abril de 2021 | 09h43

Militares lançam assalto ao comando do Girabola

Em fase de rescaldo da maratona de jogos que foi obrigado a cumprir, por força da pandemia da Covid-19, o 1º de Agosto recebe o Recreativo da Caála focado no assalto à liderança, hoje às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, para a conclusão da quinta jornada do Girabola.

A conquista da vitória catapulta os detentores do título ao comando isolado da tabela classificativa, 32 pontos, por troca com FC Bravos do Maquis, 31, líder destacado e surpreendente da prova, na contramão do que defende o técnico Zeca Amaral, ao  recusar o estatuto de candidato.  

No breve balanço dos ganhos e perdas da maratona de jogos que se seguiu à eliminação na corrida à fase de grupos da Taça da Confederação, pelo Namungo da Tanzânia, com contornos épicos, face ao surgimento de casos de Covid-19 de forma selectiva, os militares do Rio Seco estão cientes de que a safra só será positiva se forem capazes de vencer hoje, para no domingo, também em casa, consolidarem o controlo da liderança.  

Menos preocupado com as "encomendas” que denunciou há uma semana, após à derrota (1-2), na deslocação ao reduto do sensacional Sagrada Esperança, o técnico Paulo Duarte puxa os pupilos no sentido da continuidade do ciclo vitorioso aberto sábado, diante do Progresso Sambizanga, 2-1, e aguardar por outro triunfo no domingo, na recepção ao Williete de Benguela.

 
Capitão alarga opções
Afastado dos relvados há quase cinco meses, o "capitão” Dani Masunguna volta a ser opção para a equipa técnica. O líder do balneário dos pentacampeões nacionais foi dado como apto pelo médico Virgílio Paez, a contribuir na campanha rumo à conquista do "tetra”, quinto título consecutivo, feito apenas alcançado pelo arqui-rival Petro de Luanda, no futebol angolano.  

Entre os disponíveis estão igualmente os defesa central Bobó, depois de recuperar da Covid-19, e do médio Mário Balbúrdia, afastado do plantel devido à morte do pai. Os dois jogadores já jogaram diante dos "sambilas”, com a particularidade do jovem organizador de jogo ter marcado um dos golos.

Os rubro e negros assinalam ainda o regresso de Isaac, colocado à disposição da equipa técnica, enquanto Paizo, substituído no Dundo, por lesão, trabalha limitado e Macaia está ao cuidado do departamento médico. Mona, expulso frente aos diamantíferos, após acumulação de amarelos, está entre os disponíveis, contrariamente a Buá, que por ter visto vermelho directo cumpre a segunda partida de suspensão. 

 
Peças alinhadas no xadrez
Referência obrigatória na selecção das Honduras, com boas perspectivas de apuramento para o Mundial Qatar’2022, a partir de Setembro, o avançado Bryan Moya procura afirmação no ataque dos campeões do Girabola. Paulo Duarte vê-se obrigado a arranjar forma de conciliá-lo com Mabululu, porque nos corredores laterais tem sido pouco produtivo, razão pela qual saiu do banco, na última partida.
 
Marcado para brilhar entre os consagrados, Zini é uma esperança no ataque reforçado por Melono, irmão de Gelson Dala, muito solicitado nos momentos de aflição. A aposta na juventude tem privilegiado a chamada de Edmilson, jovem promessa amparada no meio campo pela experiência de Herenilson e do camaronês Atouba. 

 
Caála joga para ganhar
 Instalado na sexta posição, 21 pontos, sem dar nas vistas, o Recreativo da Caála, orientado por David Dias, está em Luanda disposto a fechar a primeira volta com mais pontos na tabela. O facto de o adversário ser um dos principais candidatos à vitória da prova motiva a formação planáltica, que afasta a ideia de cumprimento de formalidades na nova catedral.  

O timoneiro dos caalenses marcou posição, ao adoptar um discurso pleno de ousadia. "Não vamos temer pelo facto de o adversário estar a jogar constantemente. Isso não nos diz nada. Não vamos deixar os jogadores pensarem que estávamos parados e que será difícil. Vamos continuar a fazer o nosso trabalho. Sabemos que vamos jogar com uma belíssima equipa. O 1º de Agosto. Mas estamos preparados para enfrentar. Vamos jogar com uma das melhores equipas de África e do Girabola. Estamos tranquilos. De certeza que vamos a Luanda fazer um bom jogo, como é apanágio da nossa equipa, trabalhar bem nos campos onde a gente vai”.

Fonte: JA