Economia
12 Abril de 2021 | 11h12

Corpo diplomático efectua visita à Zona Económica

O Ministério das Relações Exteriores promove, a partir de hoje, uma visita guiada à Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, para o corpo diplomático acreditado em Angola.

A visita, denominada "Tour diplomático", com o objectivo de atrair investidores, enquadra-se no espírito de promoção da diplomacia económica, principal bandeira da política externa do Executivo.
 De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, a abertura da visita guiada, que tem a duração de três dias, será feita pelo ministro Téte António.

 Para o primeiro dia de actividades, o programa está reservado apenas para os embaixadores decanos regionais do corpo diplomático acreditado em Angola e demais convidados.
 Na ocasião será apresentado um vídeo sobre o investimento privado externo em Angola e a inauguração de uma feira de exposição de produtos produzidos na Zona Económica Especial.

Amanhã, segundo dia do Tour diplomático, o programa está reservado aos embaixadores do grupo regional Europa, no período da manhã, enquanto a tarde está reservada para os diplomatas do grupo regional África. A visita vai ser acompanhada pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Custódio Vieira Lopes.
Na quarta-feira, terceiro e último dia, o programa prevê a visita dos embaixadores do grupo regional América e do grupo regional Ásia e Oceânia.

A Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo é um espaço fisicamente demarcado dotado de benefícios fiscais e vantagens competitivas.
Conta com infra-estruturas adequadas à instalação de empresas, nacionais ou estrangeiras, capazes de fomentar a produção interna, a geração de emprego, com competitividade e inovação.

A ZEE Luanda-Bengo é propriedade do Estado, compreende 21 reservas flexíveis, sendo sete reservas industriais, seis agrícolas e oito mineiras, distribuídas entre os municípios de Viana, Cacuaco e Icolo e Bengo, na província de Luanda, e nos municípios do Dande e Ambriz, na província do Bengo.

Fonte: JA