Política
08 Abril de 2021 | 09h31

Espanha investe USD 460 milhões em Angola

Quatrocentos e sessenta milhões de dólares é o valor do investimento feito por empresários espanhóis em Angola, entre 1990 e 2020, como reflexo de uma carteira comercial em permanente crescimento.

Dados obtidos pela ANGOP, junto da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), indicam que o montante foi aplicado num conjunto de 82 projectos, em variados segmentos do sector económico.

Destes investimentos, o sector da Indústria lidera com 15 projectos, com valores fixados em 323 milhões e 195 mil dólares, seguido das Pescas (7 projectos, avaliados em 59 milhões 263 mil dólares), Construção Civil (23 acções, orçados em USD 41 milhões e 285 mil).

Ainda no leque de investimentos feitos, constam os sectores de Prestação de Serviços com 17 projectos, suportados por uma aplicação de 19 milhões e 363 mil dólares, entre outros, como na Indústria Extractiva, Saúde, Agricultura e Comércio.

A província do Zaire é a que mais recebeu investimentos, no valor global de 285 milhões e 890 mil dólares (cinco projectos), seguida de Luanda, com 72 milhões 673 mil e 222 dolares (64) e Benguela, com 33 milhões e 928 mil dólares (5 iniciativas).

No quadro do reforço da cooperação entre Angola e Espanha, chegou ao país, na noite desta quarta-feira, o chefe do Governo de Espanha, Pedro Sánchez Pérez Castejón, para uma visita oficial, a convite do Presidente da República, João Lourenço.

Conforme o programa da visita, nesta quinta-feira Pedro Sánchez Pérez Castejón será recebido pelo Chefe de Estado angolano, estará presente no Fórum Económico Angola-Espanha e visitará a Substação da ELECNOR, na Boavista, em Luanda.

O governante do Reino de Espanha tem agendada igualmente visita ao colégio Dom Bosco, no distrito urbano do Sambizanga, no mês em que Angola comemora 19 anos de paz efectiva e de reconciliação nacional, assinalados no dia 04.

Fonte: ANGOP