Política
01 Abril de 2021 | 19h11

PR aborda combate à corrupção com embaixada dos EUA

Os esforços empreendidos pelo Governo angolano no combate à corrupção e ao branqueamento de capitais foram as questões analisadas esta quinta-feira, em Luanda, durante a audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu à embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola, Nina Maria Fite.

"Falamos sobre  a cooperação bilateral, com realce para as medidas que o Executivo já tomou ou está tomar contra o branqueamento de capitais e no combate contra a corrupção”, afirmou à imprensa a diplomata norte-americana no final da audiência, de aproximadamente uma hora e meia.
Nina Fite reafirmou o empenho do Departamento do Tesouro norte-americano na capacitação de quadros angolanos de diferentes ministérios com o objectivo de enfrentar os desafios no combate à corrupção.

A administração norte-americana, liderada pelo Presidente Joe Biden, ressaltou a diplomata, "olha com muito interesse” para Angola, no quadro do incremento da cooperação.

Angola e os Estados Unidos da América estabeleceram relações diplomáticas  em 1993.

O sector da energia está no centro das relações económicas entre ambos os países. O Ex-ImBank americano dispõe de uma linha de crédito de apoio às exportações dos EUA para Angola.

A Câmara de Comércio Estados Unidos-Angola dedica-se à promoção do comércio e investimento entre os dois países.