Política
31 Março de 2021 | 10h25

UNITA solicita audições parlamentares ao Presidente da AN

A UNITA remeteu esta terça-feira, ao gabinete do Presidente da Assembleia Nacional (AN), pedidos de audições parlamentares, com carácter de urgência, a responsáveis de várias instituições do Estado.

Tratam-se de audições aos ministros das Finanças e da Cultura, Turismo e Ambiente, ao governador do Banco Nacional de Angola (BNA), ao presidente do Conselho de Administração do Banco de Poupança e Crédito (BPC) e a governadora de Luanda.

O partido UNITA solicitou igualmente audição dos ministros da Educação, do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Construção, Obras Públicas e Ordenamento do Território, Interior e da Justiça e dos Direitos Humanos.

A informação foi avançada esta terça-feira, em conferência de imprensa, pelo presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiaka.

Segundo Liberty Chiaka, o seu partido quer um esclarecimento sobre o "despedimento de cerca de dois mil trabalhadores e o encerramento de 73 agências do BPC, impacto do lixo em Luanda, as soluções que estão a ser gizadas para atender às reivindicações dos docentes, política habitacional e gestão das prisões".

"É urgente que sejam ouvidos os responsáveis aos quais queremos ajudar, aconselhar e sugerir possíveis caminhos(...)", disse o deputado da UNITA.

Por seu turno, Mihaela Weba, vice-presidente do grupo parlamentar da UNITA, esclareceu que as audições parlamentares têm respaldo nos artigos 303º e 147º da Lei que aprova o Regimento Interno da Assembleia Nacional.

Jornadas Parlamentares nas comunidades

Na conferência de imprensa foi revelado que as Jornadas Parlamentares da UNITA realizam-se, este ano, nas comunidades.

"Decidimos nos deslocar e conviver nas nossas comunidades com os cidadãos e com eles partilhar as suas preocupações, sugestões e expectativas a submeter as autoridades competentes", afirmou Liberty Chiaka.

Informou que a UNITA vai, nas próximas semanas, enviar delegações às provincias afectadas pela seca no Sul do país, a fim de constatar a situação que afecta aquela parcela do território.

Por outro lado, foi igualmente dado a conhecer que o Grupo Parlamentar da UNITA está há 12 meses sem recerber as verbas a que tem direito.

A deputafa Mihaela Weba indicou que, tal facto, tem prejudicado as iniciativas legislativas do seu partido.

O grupo parlamentar da UNITA, adiantou, deve receber por mês, do Ministério das Finanças, 12 milhões de Kwanzas.

Fonte: ANGOP