COVID-19
27 Março de 2021 | 11h52

OMS adverte para venda de vacinas falsas ou adulteradas por criminosos

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que grupos criminosos estão a aproveitar-se da "imensa procura" de vacinas contra a covid-19 para venderem "produtos falsificados" na internet ou adulterados.

Tedros Adhanom Ghebreyesus deixou o aviso na videoconferência de imprensa regular sobre a pandemia da covid-19, transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça.

Segundo o dirigente da OMS, "há vacinas que estão a ser desviadas e reintroduzidas na cadeia de distribuição" sem a adequada conservação de frio e "alguns produtos falsificados estão a ser vendidos como vacinas na internet", sendo que "vários ministérios e autoridades de saúde receberam ofertas suspeitas" de vacinas.

Manifestando-se "preocupado" com "o potencial de exploração da imensa procura de vacinas pelos grupos criminosos", Tedros Adhanom Ghebreyesus avisou, ainda, para o perigo da reutilização dos frascos de vacinas por parte dessas redes, pedindo às autoridades sanitárias cuidados redobrados quando deitam fora os recipientes vazios.

O médico etíope apelou às pessoas para que "não comprem vacinas que são sejam fornecidas pelos governos" dos países, uma vez que "podem ser falsificadas, não cumprir os padrões e causar danos sérios", acrescentando que "qualquer venda suspeita de vacinas deve ser denunciada às autoridades nacionais" e comunicada à OMS.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.756.395 mortos no mundo, resultantes de mais de 125,4 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.


Fonte: NM