Educação
27 Março de 2021 | 09h12

Professores são rejeitados por suspeita de Covid-19

O secretário provincial do Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF) na Huíla denunciou, recentemente, que em algumas comunidades rurais da província estão a rejeitar professores vindos da cidade do Lubango, por suspeita de estarem infectados com Covid-19.

"Estamos preocupados com a rejeição dos nossos professores que trabalham nas zonas rurais e vivem na cidade do Lubango, porque quando tentam apresentar -se nas escolas, a comunidade rejeita-os alegando serem portadores do vírus da Covid-19”, disse João Francisco, que falava à margem da primeira reunião dos Conselhos Provincial de Auscultação da Comunidade e de Concertação Social, que decorreu na sede municipal da Cacula (120 quilómetros a leste da cidade do Lubango), orientada pelo governador da Huíla, Nuno Mahapi Dala.

Segundo ele, a situação regista-se em vários municípios, por isso, os administradores municipais foram orientados a trabalhar com as autoridades tradicionais, pais e encarregados de educação para a mudança de atitude.

"Passamos a mensagem no sentido de trabalharem na consciencialização das comunidades para que os professores façam o seu trabalho”, referiu, acrescentando que também foi abordada a questão da desistência dos alunos, devido à fome causada pela seca. "Por causa da estiagem, as crianças já não vão à escola”, afirmou, frisando que esta situação é mais visível nos municípios dos Gambos e Caluquembe.

Fonte: JA