Economia
25 Março de 2021 | 12h06

Locomotiva do tipo GE C-30 dos CFL chega a Malanje

Uma locomotiva do tipo GE C-30 do Caminho de Ferro de Luanda (CFL), chegou na noite desta quarta-feira na cidade de Malanje, com uma equipa técnica composta por onze veículos, sendo oito vagões de carga do tipo J, um forgon, uma carruagem de primeira classe e uma carruagem gerador.

Segundo uma nota dos CFL, a deslocação da locomotiva tem como finalidade, efectuar testes técnicos sobre a capacidade da linha férrea no troço Zenza do Itombe/Cacuso, num percurso de 215 quilómetros.

Proveniente da estação dos Muceques em Luanda, a mesma visa igualmente avaliar as obras de arte (pontes e aquedutos) destinadas a suportar o peso dos comboios na referida linha.

A comitiva integrou funcionários e quadros seniores das áreas de Exploração, Oficinas Gerais e de Infra-estruturas dos CFL, e abre assim caminho para o aumento da capacidade de tracção da empresa no transporte de carga ao longo do Corredor Luanda- Cuanza-Norte e Malanje.

Com a circulação dessas locomotivas com uma capacidade de tracção de 22 toneladas por eixo ao longo de malha ferroviária, abrem-se novas perspectivas para os Caminhos de Ferro de Luanda no transporte de carga e no alargamento da carteira de negócios.

No âmbito do programa de modernização e expansão do CFL-E.P, a empresa recebeu 12 novas locomotivas do tipo GE- C30 que até a data não circulam além do Zenza do Itombe devido as dúvidas sobre a capacidade da infra-estrutura de absorver o peso das mesmas.

Em simultâneo, os Caminhos de Ferro de Luanda prevêem em breve implementar um projecto de substituição dos antigos caris de 30 por novos de 50, e o alargamento das curvas mais apertadas para permitir maior segurança e rapidez na circulação ferroviária no troço Zenza do Itombe/Cacuso.

Comboio do CFL (arquivo) © Fotografia por: kinda kyungu (Angop)

Fonte: Angop