Segundo uma nota dos CFL, a deslocação da locomotiva tem como finalidade, efectuar testes técnicos sobre a capacidade da linha férrea no troço Zenza do Itombe/Cacuso, num percurso de 215 quilómetros.
Proveniente da estação dos Muceques em Luanda, a mesma visa igualmente avaliar as obras de arte (pontes e aquedutos) destinadas a suportar o peso dos comboios na referida linha.
A comitiva integrou funcionários e quadros seniores das áreas de Exploração, Oficinas Gerais e de Infra-estruturas dos CFL, e abre assim caminho para o aumento da capacidade de tracção da empresa no transporte de carga ao longo do Corredor Luanda- Cuanza-Norte e Malanje.
Com a circulação dessas locomotivas com uma capacidade de tracção de 22 toneladas por eixo ao longo de malha ferroviária, abrem-se novas perspectivas para os Caminhos de Ferro de Luanda no transporte de carga e no alargamento da carteira de negócios.
No âmbito do programa de modernização e expansão do CFL-E.P, a empresa recebeu 12 novas locomotivas do tipo GE- C30 que até a data não circulam além do Zenza do Itombe devido as dúvidas sobre a capacidade da infra-estrutura de absorver o peso das mesmas.
Em simultâneo, os Caminhos de Ferro de Luanda prevêem em breve implementar um projecto de substituição dos antigos caris de 30 por novos de 50, e o alargamento das curvas mais apertadas para permitir maior segurança e rapidez na circulação ferroviária no troço Zenza do Itombe/Cacuso.
Fonte: Angop