Sociedade
23 Março de 2021 | 20h29

Governos dos EUA e Development Workshop lançam novo manual De modelo de gestão comunitário de água em Angola

No dia 19 de Março, o Governo dos Estados Unidos, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), com a parceria da organização Não-Governamental Development Workshop Angola (DW), e em colaboração com a Direcção Nacional de Águas (DNA/MINEA), lançou a 2ª Edição do Manual de Modelo de Gestão Comunitária de Água (MoGeCa). A actualização do manual e a capacitação subsequente dos utentes fizeram parte de um projecto de abastecimento de água e saneamento gerido pela comunidade durante seis anos, financiado pela USAID no valor total de 1.960.000 de dólares americanos.

  

Com o lançamento da 2ª edicção do manual MoGeCA, o Governo dos Estados Unidos orgulha-se de contribuir para a expansão das actividades de gestão de água em comunidades vulneráveis com o objectivo de melhorar a saúde dos angolanos através de um maior acesso ao abastecimento de água potável e melhores serviços de saneamento. O manual é parte de um projeto maior que teve uma duração de seis anos e demonstrou o aumento na eficácia da gestão da água quando as comunidades têm propriedade e gestão dos recursos hídricos.  

  

O projecto demonstrou claramente a liderança da DW na gestão da água pela comunidade. Com a ajuda da USAID, um total de 82.416 pessoas agora têm acesso a melhores serviços de água e saneamento; 1.723 pontos de água comunitários foram mapeados e administrados por 29 associações de utentes; e 794 grupos de água e saneamento foram criados, que incluem 1.319 zeladores para gestão dos pontos de abastecimento de água dos quais 57 por cento são mulheres. Além disso, o projecto implementou campanhas de sensibilização para promover boas práticas de higiene e saúde, especialmente importantes devido a COVID-19. No final, 10 comunidades rurais foram declaradas livres de defecação a céu aberto, 1.170 famílias agora têm latrinas domésticas, 20 escolas primárias têm estações de lavagem de mãos que atendem a 32.410 crianças, enquanto foram formados técnicos dos níveis provincial e municipal. Devido ao sucesso do projecto, o modelo MoGeCa de gestão de água a nível comunitário está a ser implementado em todo o país.  

  

O lançamento do manual e o encerramento do projecto foram também uma oportunidade para celebrar o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de Março. O evento foi organizado pela Direcção Nacional de Águas e liderado pelo Secretário de Estado das Águas, Engº. Lucrécio Costa. O Governo dos Estados Unidos foi representado pela Representante da USAID em Angola, Julie Nenon, que referiu que "este projecto foi extremamente importante para o Governo dos Estados Unidos, sendo este o tipo de engajamento que nos apraz realizar, no auxílio às comunidades em todo o mundo para melhor gerir os recursos locais e, no final, ter uma vida mais saudável. A USAID abraça o acesso sustentável a um abastecimento de água potável como uma ferramenta essencial para fortalecer a saúde pública, erradicar a pobreza extrema e fortalecer a resiliência”.