Internacional
23 Março de 2021 | 12h07

Morre principal opositor congolês

O candidato da oposição às eleições presidenciais na República do Congo, Guy-Brice Parfait Kolelas, de 61 anos, morreu no domingo, vítima de Covid-19, quando estava a ser transferido para França para tratamento, anunciou, ontem, o seu director de campanha.

Kolelas "morreu no avião que o tinha ido buscar a Brazzaville na tarde de domingo”, disse Christian Cyr Rodrigue Mayanda à agência de notícias France Press.
De acordo com o director de campanha de Kolélas, Christian Cyr Rodrigue Mayanda, o candidato opositor morreu pouco depois de aterrar em Paris, França, para onde ia ser transferido depois de ter um teste positivo para o novo coronavírus, na sexta-feira, último dia da campanha eleitoral.

"Meus caros compatriotas, estou em dificuldades, estou a lutar contra a morte mas, no entanto, peço-vos que se levantem e vão votar pela mudança”, disse o candidato da União dos Democratas Humanistas (UDH) no fim-de-semana, num vídeo colocado nas redes sociais a partir de um hospital em Brazaville.

Kolelas, que aparece no vídeo com uma máscara de oxigénio, foi ligado a um ventilador e, embora o partido tenha anunciado anteriormente que estava a sofrer de uma "crise aguda de malária”, na sexta-feira, foi internado numa clínica em Brazaville e diagnosticado com Covid-19, de acordo com Mayanda, citado pelos meios de comunicação congoleses.

O ex-ministro tinha ficado em segundo lugar nas eleições de 2016, que mais uma vez deram a vitória ao Chefe de Estado, Dénis Sassou Nguesso, de 77 anos, e no poder desde 1997.
Observadores disseram acreditar que o antigo Presidente e candidato do Partido Trabalhista Congolês (PCT) vai ganhar a primeira volta das presidenciais.

"Sassou Nguesso tem todos os meios, ao contrário dos outros candidatos. A oposição está fortemente dividida”, disse um comentador político, que pediu o anonimato, à agência de notícias


EFE. Tudo aponta para o triunfo de Nguesso
Estava ontem em pleno curso a contagem de votos para apurar o vencedor das eleições presidenciais nas quais Dennis Sassou Nguesso surge como o grande candidato à vitória. Segundo a AFP, a votação decorreu sem problemas embora com uma reduzida participação de eleitores, facto que alguns analistas explicam pelo facto de poucos duvidarem do nome do vencedor.

Antes da abertura das assembleias de voto, no domingo, as autoridades cortaram durante a noite o acesso à internet. Também se recusaram a acreditar os observadores da Igreja Católica.
O actual Presidente enfrentou seis adversários, cujas candidaturas foram validadas pelo Tribunal Constitucional, há apenas um mês (17 de Fevereiro).

Nos últimos dias, Guy Kolelas foi particularmente crítico face ao actual Chefe de Estado, ao declarar que a República do Congo tornou-se num "Estado policial”.
Nguesso é o terceiro Presidente de África com mais tempo no poder, ao dirigir o país entre 1979 e 1992, e de novo desde 1997, num país frequentemente eclipsado pelo  vasto vizinho, a República Democrática do Congo (ex-Zaire).

Fonte: JA