Saúde
11 Março de 2021 | 09h08

Angola oferece tratamento a 1.500 doentes com insuficiência renal

Segundo dados avançados pela Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, em Dezembro do ano transato na cerimónia de inauguração do maior centro de hemodiálise de Angola, em Luanda, disse que o impacto da doença na sociedade começa a ser significativo.

A governante angolana disse que a hipertensão arterial é apontada como a primeira causa da insuficiência renal crónica em Angola, seguida de diabetes, e como causa da insuficiência renal aguda, uropatia obstrutiva e a malária.

Segundo Sílvia Lutucuta, a mudança do padrão epidemiológico que se assiste no país é causada fundamentalmente pela alteração do estilo de vida, que leva ao aumento da incidência de doenças crónicas não transmissíveis, das quais destaca-se a insuficiência renal, que pela sua dimensão tem provocado um impacto negativo na vida das pessoas e constitui uma subcarga crescente para a economia do país e particularmente para os serviços hospitalares e sociais.

"São também relevantes como fatores de risco mais frequentes no nosso país, para além da diabetes, hipertensão arterial, os erros alimentares, a obesidade, o sedentarismo, o consumo de tabaco e álcool, que também potenciam o risco de desenvolver a doença renal", frisou.

A titular da pasta da Saúde em Angola salientou que a questão da insuficiência renal reveste-se de particular importância, requerendo esforços e apresentando desafios na sua abordagem, que deverá estar assente na melhoria de prestação de cuidados de saúde multidisciplinares aos doentes, na cooperação entre setores, na estratificação de risco da população e na melhoria da comunicação entre doentes e prestadores de saúde.

De acordo com a ministra, a hemodiálise é um desafio nacional com elevados custos financeiros para o Estado, nesse sentido, está a ser implementado um programa de centros públicos e regionais, baseado na eficiência técnica e na melhoria contínua da qualidade dos cuidados de saúde e satisfação dos doentes, e, por outro lado, não menos importante, a redução e custos.



O Dia Mundial do Rim celebra-se na segunda quinta-feira do mês de março.

O objetivo desta data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, é consciencializar a população mundial para a importância do rim na saúde do Homem e reduzir a ocorrência de problemas de saúde ligados a doença renais.

Cuidados a ter com os rins

Os cuidados que devemos ter com os rins são muito simples: