Saúde
02 Março de 2021 | 08h48

Avaria impede realização de testes RT-PCR na L.Norte

O Laboratório Regional de Biologia Molecular instalado no Dundo, Lunda-Norte, para testes de Covid-19, não realiza exames de RT-PCR desde o dia 15 de Janeiro, devido a uma avaria no sistema informático, informou no município do Lucapa, a porta-voz da Comissão Provincial Multissectorial de Resposta e Combate à Pandemia.

Filomena Simão, que é também chefe de Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias da Lunda-Norte, afirmou que foi detectada uma da falha de origem  no equipamento que garante o processamento  dos  exames de RT-PCR, mas o laboratório continua a  efectuar os  testes Elisa. Filomena Simão prestou esta informação à sociedade civil do município do Lucapa, num encontro em que falou-se também da situação epidemiológica local, controlo, prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid-19.

 Inaugurado em Novembro do ano passado pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, no quadro das acções de prevenção e combate ao novo coronavírus, o laboratório tem capacidade para processar dois mil testes por dia, sendo mil de RT-PCR e igual quantidade de Elisa. Filomena Simão garantindo que tudo está a ser feito para se restabelecer o funcionamento do equipamento.
Filomena Simão tranquilizou a população referindo que dentro de dias o laboratório volta a funcionar em pleno, sublinhando que já se encontra  em Luanda o equipamento que vai substituir o que está inoperante.  

A intenção do Ministério da Saúde e das autoridades sanitárias da Lunda-Norte é que o laboratório funcione na sua plenitude e ininterruptamente, com vista a testar todos os casos suspeitos e pessoas que queiram viajar para Luanda.
O laboratório de biologia molecular do Dundo que atende as três províncias do Leste, nomeadamente Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico, faz parte de um pacote de unidades regionais criadas pelo Executivo, num investimento que visa essencialmente o reforço da capacidade de resposta em termos de testagem.
Filomena Simão, porta-voz da Comissão Provincial Multissectorial de Resposta e Combate à Pandemia © Fotografia por: DR

Fonte: JA