Saúde
27 Fevereiro de 2021 | 08h57

Bié tem área de formação em especialidade médica

Um internato para acolher 76 técnicos em formação de especialidade médica, integrado no Hospital Geral Walter Strangway, cidade do Cuito, província do Bié, foi inaugurado, quinta-feira, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

A infra-estrutura vai albergar 76 médicos internos, especialistas em ginecologia-obstretícia, medicina intensiva e familiar, cirurgia cardíaca, ortopedia, pediatria, oftalmologia, imagiologia e orologia, devendo a formação durar quatro anos.
Chamada a intervir no acto de inauguração, a ministra da Saúde realçou que o internato de diferentes especialidades para áreas prioritárias do país, se insere no cumprimento das metas definidas no Plano Nacional de Desenvolvimento 2018/2022.

Segundo a governante, o internato para a formação médica é o primeiro do género a funcionar na região Centro do país  e configura o exemplo concreto da forte aposta do Executivo na melhoria da prestação de serviço de saúde à população.
"A inauguração do internato médico, alimenta um orgulho muito especial, na medida em que está intrinsecamente relacionada com a formação dos quadros que irão, certamente, ter um impacto significativo na qualidade dos serviços de saúde oferecido no país”, sublinhou a ministra.

Sílvia Lutucuta referiu que a escolha do Hospital Geral Walter Strangway,  para albergar o internato médico, assinala o simbolismo de um programa ambicioso de nível nacional de internato para especialidades nas áreas médicas.
A governante prognosticou que após a formação, o sector da Saúde terá profissionais capacitados, que irão contribuir, cada mais, para que todo o cidadão tenha direito a assistência médica e medicamentosa gratuita e eficaz.

Sílvia Lutucuta lembrou que o país precisa de profissionais motivados, dedicados, com conhecimento e competência capazes de elevar a qualidade da gestão e prestação dos serviços a todos os níveis no território nacional. A ministra referiu que constitui prioridade do Executivo a implementação de políticas que garantem formação, proporcionando a participação dos profissionais na solução dos problemas que afectam a sociedade.

O governador do Bié Pereira Alfredo descreve que a abertura do internato na província veio assegurar a humanização dos serviços de saúde na região.
Pereira Alfredo disse que com o arranque do internato médico, o país e a província, em particular, assinalam o positivo no domínio de formação de especialidade médica. 

Ritmo de formação

O país conta hoje com 16 unidades distribuídas em cinco áreas universitárias, que já formaram 1060 médicos especialistas que ainda estão aquém das necessidades da população.
A ministra refere que o Executivo trabalha para que os serviços de saúde sejam integral, reduzindo as assimetrias, garantir equidades e assistência médica e medicamentosa para todos até 2030.
Neste contexto, avançou, o Ministério da Saúde delineou um programa emergencial de formação de médicos especialistas em todas as províncias.

Fonte: JA