Notícias
18 Fevereiro de 2021 | 13h35

Jardins da Yoba colhe sementes melhoradas de milho

A empresa Jardins da Yoba iniciou, este mês, a colheita de mil e 500 toneladas de sementes melhoradas de milho.

O produto, semeado em quatro fazendas, num total de 200 hectares, deverá ser distribuído em todo o país.

A informação foi avançada, nesta quinta-feira, pelo director-geral da empresa, João Saraiva, tendo lamentado o facto da  falta de chuva e as altas temperaturas afectarem a polinização do milho e aumentam a proliferação de pragas.

"No ano passado aplicamos três a cinco regas e este já vamos com 80 regas, um processo que têm custos elevados com o combustível e desgaste de material”, lamentou.

O grupo Jardins da Yoba foi selecionado, em 2016, pelo Programa Nacional de Sementes para, em cooperação com o Instituto de Investigação Agrária (IIA) e o Centro Internacional de Melhoramento do Milho e Trigo (CIMMYT), melhorar e selecionar sementes.

Jardins da Yoba é uma empresa virada ao ramo agro-pecuário e industrial, que desenvolve a sua acção nos municípios da Chibia e Humpata, província da Huíla, e Ombandja, no Cunene.

 A zona de produção está actualmente implantada numa área de 450 hectares, onde funciona um centro de produção e melhoramento de sementes na Humpata, três fazendas de multiplicação, na Chibia e um bloco de multiplicação na fazenda Chivemba, em Ombandja (Cunene).

Fonte: ANGOP