O conselho é emitido após os cientistas apurarem que usar apenas uma máscara - cirúrgica ou de tecido - bloqueia somente 40% das partículas do SARS-CoV-2.
Os cientistas utilizaram duas cabeças artificiais espaçadas a dois metros de modo a medir quantas partículas do coronavírus foram espalhadas por uma, e inaladas pela outra.
Quando uma máscara de pano era usada por cima de uma máscara cirúrgica, cerca de 80% das partículas do vírus eram obstruídas.
Porém, quando tanto a expiração como a inalação de ambas as cabeças artificiais foram duplamente mascaradas, mais de 95% das partículas foram bloqueadas, disse o médico e cientista John Brooks do CCD.
"O primeiro desafio é conseguir que o máximo números de pessoas possível use de facto uma máscara. E então, para aqueles que usam máscara, ajudá-los a obter todos os benefícios dessa máscara", explicou.
Todavia, os investigadores admitem que o estudo teve algumas limitações. Os especialistas utilizaram uma marca de máscara cirúrgica e um tipo de máscara de pano, e não está claro se os resultados seriam os mesmos com todos os produtos.
Mas ecoa algumas pesquisas anteriores que sugerem que duas máscaras são melhores do que uma.
"Funciona", disse Brooks.
O CDC também está a atualizar as suas diretrizes sobre a utilização simultânea de duas máscaras. Se feito corretamente, uma máscara de pano usada sobre uma máscara cirúrgica pode restringir as lacunas em torno das bordas da máscara que podem deixar partículas do vírus entrar, afirmou o CDC.
Fonte: Lifestyle ao Minuto