Política
04 Fevereiro de 2021 | 20h58

Ministro da Defesa apela unidade e reconciliação nacional

O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, afirmou hoje, em Caxito, província do Bengo, ser necessário defender os interesses do país e consolidar a unidade e a reconciliação nacional.

João Ernesto dos Santos, que presidiu ao acto central do Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional (4 de Fevereiro), frisou que a estabilidade política de Angola permitiu iniciar um período com níveis de crescimento económico, fruto da diversificação da economia (que era totalmente dependente do petróleo).

Esta estabilidade, prosseguiu, permitiu a reconstrução de infra-estruturas ao serviço da economia e a construção de vários fogos habitacionais para resolver a necessidade da casa própria, um dos maiores anseios da maioria da população angolana.

Para o ministro da Defesa, o 4 de Fevereiro deve servir de exemplo para que os angolanos recuperem o "fôlego” da economia nacional, fazendo uso correcto dos recursos financeiros que são colocados à disposição dos gestores públicos.

João Ernesto dos Santos realçou que a corrupção, o nepotismo e a impunidade têm cada vez menos espaço no país, devido as "corajosas medidas” do Executivo e a actuação dos órgãos de justiça contra os indivíduos que fazem mau uso do erário, reafirmando o compromisso para com a boa governação e transparência na gestão da coisa pública e moralização da sociedade.

Segundo o ministro, a efeméride comemora-se numa altura em que o país está apostado em prosseguir com a diversificação da economia, com a criação de um ambiente de negócios mais próximo do investimento privado nacional e estrangeiro.

O ministro disse ser preciso continuar a transmitir a juventude angolana o quanto custou a liberdade e a independência nacional, devendo, para isso, explorar todas as formas e meios possíveis de divulgação e de sensibilização desta franja da sociedade.

As celebrações do 4 de Fevereiro na província do Bengo foram marcadas com a inauguração do novo Banco de Urgência do Hospital Provincial do Bengo e de uma escola do ensino primário com nove salas de aulas, na comuna de Canacassala, município de Nambuangongo.