COVID-19
02 Fevereiro de 2021 | 10h23

Negros representam 5% dos vacinados durante o 1º mês da campanha

Os negros representaram apenas 5% das pessoas vacinadas contra a covid-19 durante o primeiro mês da campanha de vacinação nos Estados Unidos, segundo um estudo das autoridades de saúde, apesar de estatisticamente serem mais afetados pela doença.

Entre 14 de dezembro e 14 de janeiro, cerca de 13 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose de uma das duas vacinas contra a covid-19 autorizadas nos Estados Unidos, de acordo com a informação do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC na sigla em inglês), a principal agência federal de saúde pública do país.

Daquele total é conhecida a etnia de metade, ou seja, de cerca de 6,7 milhões de pessoas e, destas, apenas 5% se identificaram como negros, contra 60,4% brancos, 11,5% hispânicos e 6% asiáticos.

Ainda assim, entre as duas categorias de população que receberam uma dose durante a primeira fase da vacinação - cuidadores e residentes em lares-, 15% são negros, indicam os mesmos dados.

O CDC observa, por outro lado, que cerca de 14% dos vacinados identificaram-se como sendo de ténia "múltipla" ou "outra" o que limita a possibilidade de serem tiradas conclusões definitivas sobre os dados existentes.

"Um conhecimento mais completo sobre a raça e a etnia ao nível das localidades e dos operadores é crucial para garantir que quaisquer disparidades na vacinação sejam detetadas e respondidas rapidamente", precisou o CDC no estudo agora publicado.

Em determinadas regiões e localidades, os postos de vacinação estão localizados em bairros com população predominantemente branca e o mesmo desequilibro é observado no número de dispositivos com acesso à Internet, necessária para a marcação das consultas de vacinação.

Citada pela AFP, Marcela Nunez-Smith, indicada pelo Presidente Joe Biden para coordenar uma resposta equitativa na luta contra a crise causada pela covid-19, lembrou que os afro-americanos tem 2,9 vezes mais probabilidade de morrer por causa da doença provocada novo coronavírus.

Por seu lado, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, garantiu que o executivo está muito atento a esta questão, nomeadamente através do apoio ao aumento de vagas para vacinação dirigidas a pessoas em maior risco.

Fonte: NM