COVID-19
02 Fevereiro de 2021 | 09h30

Vacinas para jovens ou idosos primeiro? Entenda o dilema

Com um número limitado de vacinas contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e milhões de casos de infeção em todo o mundo, debate-se quem deve afinal ser imunizado primeiro.

Enquanto a grande maioria dos países têm optado por vacinar antes os idosos e os profissionais de saúde que estão na linha de frente, a Indonésia fugiu à regra e decidiu imunizar primeiro os trabalhadores entre os 18 e 59 anos, reporta um artigo publicado na BBC News.

Estamos perante duas estratégias com objetivos bastante diferentes e tanto uma como outra têm prós e contras. 

Se existissem doses em abundância, um programa de imunização universal poderia teoricamente atingir esses objetivos ao mesmo tempo, porém não é o caso. As doses de vacinas existentes são limitadas e como tal é imperativo estabelecer prioridades. 

Destacam-se assim duas metas possíveis de vacinação, nomeadamente: diminuir o número de casos graves e de mortes ou travar a transmissão do novo coronavírus de modo a acabar com a pandemia

Se o objetivo for barrar a propagação do SARS-CoV-2, então em tese é melhor começar a vacinar os adultos em idade produtiva, tal como fez a Indonésia. Visto que são os jovens quem circulam mais.

Fonte: NM