Saúde
31 Janeiro de 2021 | 13h55

Angola liquida dívida de sete milhões de euros de junta médica

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, avançou, neste sábado, que a dívida de Angola relativa a despesas com os serviços de Junta Médica em Portugal, avaliada em sete milhões de Euros, até 2020, está em fase de liquidação.

Falando  em conferência de imprensa, a governante explicou que o referido valor foi-se acumulando ao longo dos anos, apesar do desembolso que se fazia anualmente.

Sem precisar o tempo nem pormenorizar o montante já pago e o por se liquidar, Sílvia Lutucuta explicou que o Governo está a pagar os prestadores de serviços, as unidades sanitárias, os doentes, dentre outras despesas conexas.

"Há ainda algumas questões ligadas a impostos e outras administrativas que devem ser pagas dentro da Lei”, destacou, infomando que, de Outubro à data actual, em Portugal se encontravam 385 angolanos em Junta Médica, entre pacientes (245) e acompanhantes (140).

A ministra avançou esses números durante esclarecimento sobre o encerramento do processo de junta médica em Portugal, motivada pela recessão económica mundial, perigosidade da Covid-19, melhoria e reforço do sector em Angola e necessidade de reestruturação desse plano de saúde.

Dados disponíveis indicam que, por cada paciente, o governo, gasta, em média anual, cerca de cinco milhões de Kwanzas. Nas últimas décadas foram tratados, em junta médica em Portugal, 9.360 pacientes e 5.250 acompanhantes, com gastos anuais de cerca de seis milhões de euros.

Fonte: Angop