Política
24 Janeiro de 2021 | 08h56

Delegação multissectorial trabalha na RDC

Uma delegação multissectorial angolana desloca-se a 24 deste mês à Goma, República Democrática do Congo (RDC), para uma visita de trabalho.

Naquela cidade, a comitiva vai participar na cerimónia oficial de apresentação do novo Comandante do Mecanismo Conjunto de Verificação Alargado (MCVA) da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Coronel José Rui de Lourdes Miranda.

Conforme uma nota do Ministério das Relações Exteriores, a delegação angolana será chefiada pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), General António Egídio de Sousa Santos. 

Integrará ainda outros oficiais militares e funcionários do Estado, bem como o Coordenador do Mecanismo Nacional da CIRGL e Director da Direcção África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Miguel César Domingos Bembe. 

Os Embaixadores de Angola na Tanzânia e na República Democrática do Congo, Sandro de Oliveira e Miguel Costa, respectivamente, também constam da lista de presenças no evento.

Os trabalhos de apresentação do novo Comandante e dos seus auxiliares angolanos, em Goma, devem decorrer até 27 do corrente mês.

Criado aos 14 de Setembro de 2012, numa iniciativa dos Chefes de Estado e de Governo da CIRGL para a restauração da confiança mútua entre os Estados, o MCVA visa, fundamentalmente, verificar as alegações entre os Estados-Membros da CIRGL e conduzir patrulhas ao longo das fronteiras comuns.

Fonte: Angop