Internacional
20 Janeiro de 2021 | 17h50

Tomada de posse de Joe Biden como 46º presidente dos EUA

Joseph Robinette Biden torna-se o 46º presidente dos EUA neste 20 de janeiro de 2021, numa cerimónia nunca antes vista.

Michelle Obama, Barack Obama, Hillary Clinton, Bill Clinton, George W. Bush e Laura Bush, jentre outros convidados, já chegaram à cerimónia

É um novo dia, diz Biden no Twitter

Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que um "novo dia” amanhece na América, a menos de três horas de ser empossado como sucessor do republicano Donald Trump. 

Na sua conta da rede social Twitter, Biden deixou uma mensagem de esperança - "É um novo dia na América" - depois de ter assistido a uma cerimónia religiosa na igreja de São Mateus, em Washington, acompanhado da mulher, Jill, e da sua futura vice-Presidente, Kamala Harris.

Dentro de pouco mais de três horas, Biden subirá as escadas do Capitólio para ser empossado como 46.º Presidente dos EUA.

14h38 (WET) Greta Thunberg partilha despedida de Trump acompanhada de uma frase irónica

"Parece um velho homem muito feliz a olhar para um futuro brilhante. É tão bom de ver!". escreveu a jovem ativista acompanhando as declarações com uma fotografia do momento em que Trump entra no helicóptero e se despede da Casa Branca.

13h20 (WET) Donald Trump abandona a Casa Branca

Quando faltam três horas para o fim do seu mandato presidencial, Donald Trump deixou a Casa Branca, em direção à Florida. Antes de entrar no helicóptero presidencial ‘Marine One’, numa curta declaração à imprensa afirmou ter sido uma "grande honra” ter desempenhado cargo de Presidente dos Estados Unidos. O presidente cessante admitiu também que iria voltar, em breve.

"Quero dizer adeus, mas espero que não seja um adeus de longo prazo. Vamos-nos voltar a encontrar”, salientou. 

O Presidente cessante também desejou boa sorte à nova Administração norte-americana, que será liderada por Joe Biden e admitiu que a nova presidência vai fazer um bom trabalho por ter "boas bases" para tal, elogiando o próprio trabalho nos últimos anos.


Fonte: Euronews