COVID-19
19 Janeiro de 2021 | 09h49

Passageiros em isolamento para determinar o vírus

O Ministério da Saúde está a acompanhar os dois passageiros que testaram positivo, vindos do Brasil e da Nigéria, para determinar se estão infectados com a nova variante do vírus Sars-Cov-2 ou não.

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, a brasileira e o nigeriano que testaram positivo encontram-se em isolamento institucional.  
No encontro com jornalistas, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), sobre a evolução da pandemia no país, Franco Mufinda afirmou que desde sábado  chegaram ao país três mil passageiros "provenientes de países onde se registam alta circulação do Sars-Cov-2 e da nova variante”. 

Em relação aos passageiros que testaram negativo, Franco Mufinda esclareceu que devem observar a quarentena domiciliar. No final da quarentena, frisou, o cidadão deverá dirigir-se às repartições da Saúde  para realizar a testagem e obter a alta epidemiológica.  
Para os que não cumprirem a quarentena domiciliar, o secretário de Estado disse que vão ser levados de forma coerciva para o centro do Calumbo e deverão pagar uma multa.   

Situação epidemiológica 

No que diz respeito à situação epidemiológica, Franco Mu-finda informou que Angola registou, nas últimas 24 horas, 51 novas infecções, três óbitos e a recuperação de 330 pacientes. Das infecções anuncia-das, 20 foram notificadas em Luanda, 13 no Huambo, oito no Cuanza-Sul, seis em Benguela, duas  no Bié e uma nas províncias da Huíla e Moxico.  
De acordo com o secretário de Estado, os infectados têm entre 1 e 78 anos, sendo 31 do sexo masculino e 20 do sexo feminino. Na capital do país foram afectados os municípios de Belas, Cacuaco, Kilamba Kiaxi, Talatona, Viana e os distritos urbanos do Sambizanga, Rangel e Ingombota.   

Em relação às mortes, Franco Mufinda disse que ocorreram nas províncias de Benguela, Huambo e Luanda. Trata-se de cidadãos nacionais com idades entre 51 e 61 anos. Relativamente à recuperação de pacientes,  o secretário de Estado informou que 220 foram em Luanda, 31 no Moxico, 22 no Zaire, 21 na Lunda-Norte, igual número no Cuanza-Norte, seis no Bié, cinco no Huambo, dois no Cunene e também dois no Namibe. 

Com estes dados, o país contabiliza 18.926 casos confirmados, dos quais 439 óbitos, 16.677 recuperados e 1.810 activos. Deste número, nove estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, oito em situação grave, 86 são considerados moderados, 101 têm sintomas leves e 1.606 assintomáticos.  

O secretário de Estado informou que nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 204 doentes. Em quarentena institucional estão 155 cidadãos e 2.872 sob investigação epidemiológica.  
O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou  51 chamadas relacionadas a pedidos de informação sobre a pandemia e uma denúncia de caso suspeito. 

Franco Mufinda informou, também, que nas últimas 24 horas o laboratório processou 964 amostras, das quais 51 foram positivas. Desde o início da pandemia foram processadas 335.309  amostras, sendo 18.926 positivas.  
Franco Mufinda voltou a apelar ao reforço do cumprimento das medidas de biossegurança, nomeadamente o uso da máscara facial, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel.

Fonte: JA