COVID-19
19 Janeiro de 2021 | 09h46

Huambo vai realizar testagem em massa

O director do Gabinete Provincial da Saúde no Huambo anunciou que, devido ao registo exponencial de casos positivos da Covid-19, será efectuada, na próxima semana, testagem em massa nos principais mercados dos municípios, estando disponíveis 24 mil testes Elisa e três mil à zaragatoa.

Lucas Nhamba, que falava em conferência de imprensa no habitual encontro semanal de actualização dos dados, explicou que a testagem vai incidir em mercados, paragens de moto-táxis, bancos de urgência e outros locais de grande aglomeração de pessoas, garantindo que as quantidades de testes podem servir para três meses. 

"Não se deve baixar a guarda. A fórmula de prevenção é a observância das medidas de biossegurança, que incluem o uso obrigatório da máscara facial e a lavagem constante das mãos”, aconselhou. A província do Huambo registou até ao momento 536 casos positivos, 309 recuperados, 213 activos e 14 óbitos. 

O vírus já atingiu quase todos os 11 municípios da província, avançou o director, acrescentando que no município do Mungo foram registados dez casos que não eram do conhecimento das autoridades sanitárias.
Lucas Nhamba lamentou que muitas pessoas continuem a ter uma atitude negligente,  apelando para a observância das medidas sanitárias.

Fonte: JA