Política
15 Janeiro de 2021 | 11h34

Chefe de Estado argelino escreve a João Lourenço

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, ontem, em Luanda, uma mensagem do homólogo argelino, Abdelmadjid Tebboune, na qual é defendido o reforço da cooperação nos domínios políticos, diplomáticos e económico.

O portador da mensagem foi o ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Sabri Boukadoum, recebido, em audiência no Palácio da Cidade Alta.Ao falar à imprensa, no termo da audiência, o chefe da diplomacia argelina destacou os laços históricos existentes entre os dois países, tendo manifestado a intenção da implementação de acções para desafios futuros.

Sabri Boukadoum disse que a Argélia acompanha as reformas em curso em Angola, que se assemelham às realizadas no seu país. Neste particular, destacou o processo de diversificação da economia. "O respeito que temos por Angola é enorme, sobretudo por causa do papel que desempenha a nível regional”, frisou.

Boukadoum, que falou em português, ressaltou que Angola e Argélia constituem "dois pilares da construção africana” e podem continuar a contribuir, sobretudo nesta fase de desafios, em que o obstáculo maior é a pandemia da Covid-19."Ficou provado que ninguém, nem mesmo os países mais potentes, conseguiriam enfrentá-la sozinhos. Tem de haver uma actuação e trabalho em conjunto”, defendeu, referindo-se à pandemia que assola o mundo.
Fomento do turismo
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Argélia defendeu um maior envolvimento no processo de desenvolvimento do turismo nos dois países."Angola e Argélia precisam de trabalhar juntos e acreditar mais nas suas possibilidades e darem aos jovens a hipótese de trabalharem nesse sector. É necessário dar confiança à juventude”, salientou.

Em Luanda, entre quarta-feira e ontem, Sabri Boukadoum disse ter ficado "bastante maravilhado com a beleza” do nosso país. Considerou que, no domínio do turismo, Angola possui enormes possibilidades, realidade que disse não passar ao lado da Argélia.O chefe da diplomacia argelina não escondeu a satisfação que sentiu ao conhecer a Baía de Luanda. "É fantástico! Vocês têm um país maravilhoso, tal como a Argélia”, realçou.

Fonte: JA