Economia
08 Janeiro de 2021 | 08h31

Primeiras turbinas do Luachimo Começam a ser montadas

As primeiras duas, das quatro turbinas da central eléctrica da barragem hidroeléctrica do Luachimo, na Lunda Norte, começam a ser montadas no final deste mês, informou hoje, quarta-feira, o supervisor técnico do GAMEK, Augusto Agostinho.

Em declarações à imprensa, Augusto Agostinho, fez saber que actualmente decorrem trabalhos de ferragem da carcaça dos poços das duas turbinas que vão gerar 17 megawatts de energia a partir do segundo semestre do ano em curso.

Avançou que estão igualmente em curso trabalhos na tomada de água, colocação das comportas, reparação do descarregador do fundo e de superfície, betonagem da drenagem e enroscamento argamassado no canal e na câmara de cargas.

Relativamente a subestação, as estruturas metálicas já foram todas afixadas, apenas faltando a colocação dos equipamentos e fazer a cablagem até ao edifício de comando e controlo.

No geral, o grau de execução física das obras de ampliação da barragem, está avaliada em mais de 212 milhões de dólares, elevando a capacidade de produção, de 8 para 34 megawatts, rondam os 70 por cento.

Ganhos

Actualmente, 17 mil e 950 clientes, dos quais 13.250 no sistema pós-pago e 4.700 pré-pago, beneficiam de energia eléctrica da rede pública no município de Chitato, através de uma central térmica com 30 megawatts, enquanto os nove municípios do interior são abastecidos com grupos geradores, beneficiando pouco menos de dez mil famílias.
A entrada em funcionamento do projecto energético, que contará com uma central composta por quatro grupos geradores de 8.5 megawatts cada, perfazendo um total de 34, vai permitir a expansão de energia, que beneficiará 186 mil pessoas residentes na cidade do Dundo e nos municípios de Cambulo e Lucapa, incluindo as localidades de Fucauma, Cassanguidi, Luxilo e Calonda.

A construção da barragem hidroeléctrica de Luachimo data de 1950. Entrou em funcionamento em 1957.

Fonte: Angop