Sociedade
08 Janeiro de 2021 | 08h08

Vandalizados mais de 4 mil metros de cabos eléctricos no Huambo

Pelo menos 4.200 metros de cabos eléctricos, da rede pública, foram vandalizados em diversos bairros do município do Huambo, em 2020, informou ao Jornal de Angola o administrador da circunscrição, João Calão Figueiredo.

Os roubos de cabos afectaram, sobretudo, os bairros Calilongue da Cuca, Sassonde, Santa-Iria, Chivela, Santo- António Tinguita, Calute, Canhe e Bairro da PIR.  Face à situação, o responsável disse que a administração tem estado a enfrentar dificuldades para a reposição do material eléctrico vandalizado.

"Temos tido muitos problemas, pois muitas ruas que já estiveram iluminadas ficaram novamente às escuras. Os custos para a reposição dos cabos são onerosos”. Para João Calão Figueiredo, a vandalização da rede pública de energia inviabiliza novas ligações, uma vez que requer investimentos avultados, daí ter apelado à população a denunciar tais actos de vandalismo.

O administrador disse que, apesar dos constrangimentos financeiros, foi possível repor alguns cabos eléctricos nos bairros do Sassonde e Calilongue da Cuca, arredores da cidade do Huambo. Para ultrapassar o problema, garantiu que a administração municipal vai trabalhar em conjunto com as comissões de moradores, a fim de se achar um mecanismo de fiscalização destes equipamentos.

Fonte: JA