Política
02 Janeiro de 2021 | 13h03

Edifício da CPE do Bié em risco de desabamento

O novo edifício da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) do Bié, inaugurado em Julho deste ano, corre o risco de desabar, devido à progressão de uma ravina no local.

A situação já é do conhecimento do Gabinete dos Serviços Técnicos e Infra-estruturas da província, que assegurou, ontem, à Angop, solucionar o problema, a partir do primeiro trimestre do próximo ano, com a requalificação da zona, desde a rotunda da delegação do Serviço de Migração Estrangeiro (SME) até à localidade do Kaluapanda, com a colocação de asfalto.
Segundo o director do Gabinete dos Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Bié, Edgar Hilário, o edifício da CPE Bié foi construído numa zona propensa ao surgimento de ravinas, mas o problema estará resolvido em definitivo com o programa de requalificação das principais estradas que dão acesso à cidade do Cuito, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).Sem avançar o valor a ser empregue, Edgar Hilário referiu que o documento já tem o parecer favorável das autoridades competentes para o início da empreitada.

A problemática da progressão da ravina, que já está a menos de cinco metros do edifício, foi manifestada, terça-feira, pelo presidente da CPE no Bié, Daniel Chimbinga, durante a cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano. O edifício custou ao Estado 290 milhões de kwanzas.Daniel Chimbinga mostrou-se, também, preocupado por a sede da Comissão Municipal Eleitoral no Cuemba não dispor de um edifício próprio, à semelhança das demais.Nesta municipalidade, a comissão funciona em instalações provisórias arrendadas. A nível local, disse, não há verbas para a construção de um edifício, embora já exista um terreno legalizado para o efeito.
© Fotografia por: © Fotografia por: Angop

Fonte: JA