Desporto
12 Abril de 2021 | 11h03

Cruzamento deixa Interclube ou 1º de Agosto fora da final

Sem subterfúgios, é ponto assente. Interclube ou 1º de Agosto, uma delas ficará de fora da disputa da final da 43ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, pois ambas dão início a partir de amanhã, às 17h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, ao primeiro de três jogos referentes às meias-finais a melhor de três.

Campeão por 19 vezes, os militares do Rio Seco, às ordens de Manuel Sousa "Necas”, são, pelo histórico, aliado à qualidade técnica do seu plantel, se comparado ao dos polícias, liderados por Raúl Duarte, teoricamente favoritos à passagem.

Porém, o jogo da passada sexta-feira, em que o Inter vergou em pleno Pavilhão Victorino Cunha, por 88-84, os anfitriões levanta algumas suspeições quanto à capacidade de Necas e pupilos saírem incólumes do percurso rumo à etapa derradeira.`

E para agravar a desconfiança em torno do 1º de Agosto contribui a pesada derrota, 78-112, sofrida sábado, diante do eterno rival. Recuperar o estado anímico dos jogadores, pelo que foi dado a ver depauperado, não se afigura tarefa fácil, apesar de não ser impossível.   

A favor de Duarte e atletas está o facto de nunca terem sido campeões, pretexto suficiente para retirar-lhes pressão, embora em declarações públicas o técnico ter assumido o desejo de jogar finais. E estando a um passo de materializar o desiderato tudo leva a crer que hão-de se esmerar para o alcançar.

Motivados pelos bons resultados, Alexandre Jungo, Jonathan Djungu e Glofate Buiamba, o primeiro campeão africano Sub-16, o segundo e terceiro Sub-18, por Angola, bem como os companheiros, Helmer Félix, Roberto Fortes, Reggie Moore e outros, podem aproveitar o embalo e a quebra psico-emocional do antagonista para estrearem-se com vitória.
Jogar em casa, mesmo em época atípica, pois recomenda-se presença reduzida de público nas bancadas em cumprimento às medidas de biossegurança à pandemia da Covid-19, também dá-lhes motivação extra.
Eduardo Mingas, Islando Manuel "Papa Ngulo”, Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema "Lapa” e Felizardo Ambrósio "Miller”  têm, ainda assim, uma palavra a dizer e um prestígio a defender.

Petro é favorito
Em teoria, meio caminho andado poderá ter o Petro de Luanda, cujo adversário na referida etapa da prova é a sua formação satélite, o Petro de Luanda B.
O estatuto de única equipa invicta na fase regular, tendo a prestação lhes valido a primeira posição na tabela classificativa, pode permitir os petrolíferos às ordens de José Neto dispensarem o terceiro jogo ante os comandados de Manuel Silva "Gi”.

A jogar um basquetebol mais à imagem de José Neto, os tricolores A, designação atribuída à equipa, podem nalguns momentos ter de se empenhar mais a fundo, de certo nada que os impedirá de no final dos 48 minutos saírem sorridentes.
Carlos Morais, Childe Dundão, Jone Pedro, Antwan Scott, Valdelício Joaquim "Wander”, Gerson "Lukeny” Gonçalves, Leonel Paulo, só para citar estes, acreditam na conquista do ceptro e estão galvanizados. 

 
Treinos hoje
Hoje, em regime bi-diário, as quatro equipas começam o treino com os habituais exercícios de alongamento sob orientação dos distintos preparadores físicos. A posteriori ensaiam ataques cinco contra cinco, saídas em contra-ataque apanhando a defesa contrária desprevenida, defesa homem a homem, com recurso à capacidade de sofrimento na hora de manter inviolável o cesto, são alguns dos detalhes agendados.

Passes, desmarcação, bloqueio, corte, lançamento da linha de lances livres, de dois e três pontos, também dominam as sessões. Antes de finalizar, os jogadores realizam o rotineiro jogo treino entre os integrantes dos referidos plantéis, para deste modo os treinadores poderem aferir o grau de absorção dos conceitos ministrados.

Fonte: JA