Sociedade
16 Abril de 2021 | 10h39

Cientista angolano partilha história de vida com diplomatas

O cientista angolano Valdemar Tchipenhe foi convidado a participar, ontem, em Beijing, na China, num encontro sobre cooperação tecnológica, médica e empresarial de combate à Covid-19 em África.

Durante o encontro, o jovem do Cuanza-Sul, que esteve em Angola, no ano passado, como líder da equipa chinesa que montou os laboratórios dos testes do novo coronavírus, partilhou a  história de vida, assim como o percurso profissional.

Em declarações ao Jornal de Angola, Valdemar Tchipenhe informou que o encontro foi uma iniciativa da empresa BGI Genomics e contou com a participação de 18 diplomatas africanos.
 "Foi uma honra partilhar  a minha história com distintos embaixadores. Hoje, África olha para mim como o representante da BGI no continente. Recebi, também, muitos elogios dos diplomatas”, enfatizou o cientista.

Valdemar Tchipenhe é licenciado em Biotecnologia, pela Universidade Normal de Zhejiang, na China, no quadro de uma bolsa do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), co-financiada pelo Conselho de Bolsas de Estudos da China (CSC), em 2014.
O cientista é o mais velho de três irmãos. Numa entrevista concedida ao Jornal de Angola, no ano passado,  contou que o pai faleceu quando tinha apenas 12 anos e, desde essa altura, a mãe passou a cuidar dos filhos sozinha.

Fruto do seu empenho na luta contra a pandemia em Angola, o Governo atribuiu-lhe, em Outubro do ano passado, uma bolsa de mestrado na área de Engenharia Genética, no Japão, para dar seguimento à formação académica.

Fonte: JA