Ciência
02 Fevereiro de 2023 | 16h41

Café com leite tem efeito anti-inflamatório para o corpo, diz estudo

Diversos estudos sugerem que o café e o leite, separadamente, são vilões e benfeitores da saúde por diferentes motivos, contudo, uma nova pesquisa afirma que o uso combinado de leite e café pode ter um efeito anti-inflamatório em humanos.

A pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Copenhague (Dinamarca) e publicada na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry, aponta que os antioxidantes polifenóis e aminoácidos do famoso "pingado" são os responsáveis pelo efeito.

Os polifenóis são encontrados em plantas, vegetais e até em humanos, também são usados na indústria para retardar o processo de deterioração dos alimentos. Nos seres humanos, esses antioxidantes ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo, responsável pelo processo inflamatório. Contudo, ainda existem diversas dúvidas sobre os efeitos dos polifenóis.

Por isso, os pesquisadores da Universidade de Copenhague publicaram o estudo que investiga como os polifenóis se comportam em combinação com os aminoácidos. Segundo a análise, a mistura tem um efeito inibidor de inflamação e, por isso, eles afirmam que a ingestão de leite e café pode oferecer um efeito anti-inflamatório nos humanos.

"No estudo, mostramos que, quando um polifenol reage com um aminoácido, seu efeito inibitório sobre a inflamação nas células imunológicas aumenta. Como tal, é claramente imaginável que esse coquetel também possa ter um efeito benéfico sobre a inflamação em humanos. Nós agora vamos investigar mais, inicialmente em animais. Depois disso, esperamos receber financiamento de pesquisa que nos permita estudar o efeito em humanos", disse a líder do estudo e professora da Universidade de Copenhague, Marianne Nissen Lund.

Os cientistas afirmam que o mesmo processo acontece na mistura de outras bebidas e alimentos que possuem certas quantidades de polifenóis e aminoácidos.

O efeito anti-inflamatório do "pingado"

Para entender o processo anti-inflamatório, os cientistas reproduziram uma inflamação artificial em células do sistema imunológico e aplicaram diversas doses de polifenóis combinados com aminoácidos. O segundo grupo de células recebeu apenas polifenóis e o terceiro não recebeu nada.

Dessa forma, eles descobriram que a combinação de polifenóis e aminoácidos era duas vezes mais efetiva para tratar inflamações, em comparação com as células que receberam apenas polifenóis. Segundo um dos principais autores do estudo, o professor associado Andrew Williams, o próximo passo é entender os efeitos dessa combinação em animais.

"Nosso resultado demonstra que a reação entre polifenóis e proteínas também ocorre em algumas das bebidas de café com leite que estudamos. Na verdade, a reação ocorre tão rapidamente que tem sido difícil evitá-la em qualquer um dos alimentos que estudamos até agora",  completa Lund.

Fonte: TecMundo