Educação
03 Fevereiro de 2024 | 16h22

Bolsas do PAT II abrangem mais de 68 mil alunos na Huíla

Sessenta e oito mil 213 alunos da 7ª, 8ª e 9ª classe, de mil e sete escolas, da província da Huíla, vão, este ano, beneficiar, de bolsas de estudo, um componente da segunda fase do Projecto de Empoderamento de Raparigas e Aprendizagem Para Todos (PAT II).

A iniciativa implementada pela primeira vez contempla um montante de 25 mil kwanzas/mês para cada aluno, durante três anos, com a finalidade de reduzir o abandono escolar e aumentar a taxa de retenção de raparigas e rapazes nas escolas.

Em declarações à ANGOP hoje, sábado, no Lubango, o porta-voz do Gabinete provincial da Educação, Benício Puna, afirmou tratar-se de 29 mil 581 da 7ª classe, 20 mil 814 da 8ª, 16 mil 688 da 9ª e mil 130 do 1º e 2º ano do projecto de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Informou que os referidos alunos fazem parte de 107 escolas nos municípios da Humpata, Chibia, Chicomba, Quilengues, Matala, Quipungo e Lubango, de zonas urbanas, periurbanas e rurais.

Detalhou que iniciativa que visa ainda empoderar os jovens e melhorar a qualidade de aprendizagem para todos, já cadastrou a maior parte do número dos beneficiários.

Explicou que o registo é realizado na escola e é presencial, em que os alunos maiores de idade podem fazer sem a presença do encarregado de educação, ao contrário dos menores e no acto de pagamento da bolsa, recebem um cartão multicaixa ou telemóvel com saldo em dinheiro (Mobile Money).

"Os beneficiários e os encarregados de educação receberão também um cartão de identificação como prova da sua inscrição no programa de Bolsas de Estudo. Nos anos seguintes, o valor da bolsa será depositado no mesmo meio de pagamento, sem a necessidade de um novo acto ou de um novo registo", continuou.

Benício Puna referiu que para além das bolsas, o PAT II na Huíla prevê a construção de seis escolas e reabilitação de outras três, sendo que já foi lançado o concurso para os espaços e estão agora a identificar as empresas que poderão fazer as obras.

Avançou ainda que o projecto visa aumentar o número de raparigas e rapazes dos 12 aos 18 anos de idade com melhor acesso à informação e serviços de saúde sexual reprodutiva, bem como aumentar o número de alunos que concluem a educação de segunda chance com habilidades de vida integradas.

O melhoramento da proporção de raparigas como percentagem do total de alunos matriculados no 1º ciclo do ensino secundário e o aumento do número de professores com um desempenho pedagógico igual ou superior ao nível satisfatório constam das finalidades do projecto, segundo a fonte.

"O PAT II a nível da Huíla decorre bem, dada a equipa local que é muito engajada e que tem estado a trabalhar no sentido de não defraudar e garantir a confiança que o Ministério da Educação depositou tendo em conta os primeiros resultados alcançados no inicio”, manifestou.

Apelou a todos os intervenientes no processo a serem cada vez mais responsáveis para que possam continuar a manter a Huíla em primeiro lugar e talvez em pensar num PAT III nos próximos anos.

A segunda fase do projecto de Empoderamento da Jovem Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II) iniciou em 2022 e termina em Dezembro de 2025. Está a ser implementada por todo o país e está orçada em 250 milhões de dólares do Banco Mundial e Governo angolano.

O PAT I, aprovado em Setembro de 2013, mas tornou-se efectivo em Junho de 2014, consubstanciou-se em melhorar os conhecimentos e competências dos professores e a gestão escolar em escolas primárias das áreas designadas do projecto, estabelecer um sistema de avaliação sistemática dos alunos e gestão de projecto.

Na Huíla nesta fase foram inseridos os 14 municípios e incluídas 83 escolas, beneficiando 56 mil 239 alunos e mil 746 professores abrangidos.