Tecnologia
04 Abril de 2024 | 08h18

Benefícios do Angosat-2 marcam segundo dia da NewSpace Africa

A chegada dos serviços do Angosat-2, pela primeira vez, a mais de dez mil habitantes da comuna de Muangai, província do Moxico, foi uma das manchetes que marcou o segundo dia da III edição da conferência NewSpace Africa, que decorre de 2 a 5 deste mês, em Luanda.

A disponibilização de Internet naquela localidade surge através do lançamento do projecto "Conecta Angola”, uma plataforma do Angosat-2 que visa fornecer estes serviços às áreas remotas e carentes do país, assim como reduzir a exclusão digital e promover o desenvolvimento socioeconómico das comunidades.

Para além de Muangai, o Conecta Angola já chegou às comunas de Belo Horizonte (Bié), Canzar (Lunda-Norte), Jamba Cueio (Cuando-Cubango), bem como às províncias da Lunda-Sul e de Luanda.

Outra acção de destaque na NewSpace Africa foi a assinatura de dois protocolos de cooperação para utilização dos serviços do Angosat-2.

Os documentos foram rubricados, em momentos separados, pelo director do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Zolana João, e pela presidente da Comissão Executiva (PCE) da MSTelcom, Felisberta de Jesus, bem como com o professor da Universidade do Ghana, Boateng Onwona.

O referido protocolo vai permitir a utilização dos serviços do Satélite angolano (Angosat-2).

O segundo dia da conferência registou também a realização de dois painéis dedicados aos directores de agências especiais que partilharam informações e iniciativas governamentais, para a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento de empresas espaciais em África. 

Para o porta-voz da III edição da NewSpace Africa, Gilberto Gomes, o evento teve, paralelamente, vários encontros bilaterais, com destaque para o GGPEN que interagiu com a agência espacial sul-africana e dos Estados Unidos da América.

Edses encontros, adiantou, visaram acertar questões técnicas do ponto de vista jurídico e técnico, para execução de acordos.

O certame acolheu também um painel conduzido pelo director do Centro de Controlo e Emissão de Satélites, Amaro João, que interagiu com os outros operadores internacionais.

Os participantes ao evento abordaram, igualmente, a sustentabilidade dos negócios das telecomunicações e a cooperação Estados Unidos/África.

No quesito das alterações climáticas, os participantes manifestaram-se disponíveis para ajudar e partilhar conhecimentos  tecnológicos, através da academia.

A ocasião serviu também para apresentação do projecto Lunar da China, um programa "bastante ambicioso" do país asiático.

A III edição da NewSpace Africa é o maior evento espacial do continente organizado pela Space in África, em parceria com a União Africana e o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), reunindo decisores, representantes de governos, líderes de academias e da indústria espacial africana, num ambiente que vai procurar analisar o papel do espaço na redução do fosso da pobreza.

O evento, que reúne representantes de 54 países, conta com stands de agências espaciais como NASA (Estados Unidos), ESA (Europa), SANSA (África do Sul) e KSA (Quénia), bem como da Rússia e da China.

Fonte: Angop