Política
03 Maio de 2024 | 12h30

Avaliada cooperação bilateral com o Quénia

Angola e o Quénia avaliaram, ontem, em Copenhaga (Reino da Dinamarca), o nível da cooperação bilateral nos mais variados domínios da vida política, diplomática, económica e comercial entre os dois países.

Esta avaliação foi feita durante um encontro de trabalho entre o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e o Primeiro-Ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros da Diáspora do Quénia, Wycliffe Musalia Mudavadi.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores refere que, em aproximadamente meia hora, as duas entidades abordaram, também, a implementação dos Processos de Luanda e de Nairobi, dirigidos por Angola e Quénia, ambos importantes instrumentos para o alcance da paz no Leste da República Democrática do Congo.

A ocasião foi aproveitada para Wycliffe Musalia Mudavadi encorajar o Presidente da República, João Lourenço, pelo papel enquanto Campeão da Paz e Reconciliação da União Africana, reiterando a continuar os esforços para a pacificação do continente africano.

Angola e o Quénia têm longa história de laços comuns, que datam antes da Independência Nacional dos dois países e excelentes relações políticas.

 Fórum de Consultas Informais junta africanos e nórdicos

A cidade de Copenhaga, Reino da Dinamarca, acolhe, desde o princípio da tarde de ontem, a Reunião dos Ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros dos Países Nórdicos e Africanos.

A reunião tem como objectivo fortalecer o diálogo e a cooperação em questões relacionadas à paz e à segurança internacionais, ao desenvolvimento sustentável e às parcerias efectivas entre os países nórdicos e africanos.

O encontro foi inaugurado por Lars Lokke Rasmussen, ministro dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, que, além de dar as boas-vindas aos participantes, fez alusão da oportunidade para se explorarem as melhores formas e meios de promover o multilateralismo, de modo a enfrentar os complexos desafios actuais, especialmente, no contexto da crescente instabilidade e ameaças à segurança, tanto regional quanto global.

O evento vai terminar hoje e está a abordar, dentre outros, temas ligados ao "aumento da cooperação e comércio", "transição verde" e "cadeias de valor alimentar", além de discussões em torno da "juventude e parcerias económicas” e deliberação conjunta sobre a "Cimeira do Futuro”, incluindo os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a realizar-se de 22 a 23 de Setembro próximo, em Nova lorque (Estados Unidos da América).

O país é representado por uma delegação, chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, integrada pelos diplomatas Maria Cuandina de Carvalho, directora para Europa do MIREX, Cecília Rosário, embaixadora de Angola na Suécia, com o estatuto de não-residente na Dinamarca, e António Luvualu de Carvalho e António Nascimento.

Este Fórum de Consultas Informais entre Países Africanos e Nórdicos foi criado em 2000 e tem como objectivo a troca de informações de interesse comum com todas as partes envolvidas.

Fonte: JA