Internacional
21 Janeiro de 2021 | 07h07

As imagens de "um novo dia na América" sob a liderança de Biden

Depois de quatro anos da presidência controversa de Donald Trump, que contribuiu para aprofundar as divisões entre o povo norte-americano, há uma nova luz em Washington DC e na Casa Branca.

"Um novo dia na América”, como Joe Biden afirmou no Twitter, poucas horas antes de tomar posse como o 46º presidente dos Estados Unidos.

Kamala Harris também entrou para a história como a primeira mulher negra e asiática a assumir o cargo de vice-presidente.

Numa cerimónia de inauguração diferente do habitual, por força das circunstância que os Estados Unidos estão a viver – a pandemia de coronavírus mas também os receios em termos de segurança após a invasão do Capitólio.

Também foi diferente porque Donald Trump rompeu com a tradição e não esteve presente na cerimónia de inauguração, assinalando a turbulenta transição de poder na Casa Branca.

No seu primeiro discurso depois de prestar juramento como presidente, Joe Biden apelou à união do povo americano e realçou que a "democracia prevaleceu”.

De seguida, cumpriu algumas das tradições do dia da tomada de posse, com particular destaque para a homenagem no Túmulo do Soldado Desconhecido, no Cemitério Nacional de Arlington.

Rumou depois à Casa Branca, onde não tardou a deitar mãos à obra, assinado 17 ordens executivas, nove das quais revertem políticas de Donald Trump. Entre as ordens assinadas por Biden, de sublinhar o uso obrigatório de máscara em propriedades federais e o regresso dos Estados Unidos ao Acordo de Paris, que visa dar uma resposta global às alterações climáticas.

Pode ver algumas das imagens que marcaram o dia na galeria acima.

Fonte: NM