Ciência
19 Janeiro de 2023 | 16h41

Aquário inteligente dá informações sobre os peixes que você observa

Apresentado na última feira Consumer Electronic Show (CES 2023), realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, o AI Aquarium do Instituto de Pesquisa de Tecnologia Industrial (ITRI) de Taiwan foi escolhido, entre 2,1 mil inscrições, para receber uma homenagem na categoria de Realidade Virtual e Aumentada.

O prêmio foi concedido pelo seu design inteligente em tecnologia de exibição interativa.

O dispositivo se destacou como o primeiro aquário inteligente do mundo a usar uma tecnologia de fusão virtual-real para exibir informações simultâneas da vida marinha observada, usando rastreamento ocular para determinar a linha de visão dos visitantes. É a décima vez que o ITRI é premiado na CES, desde sua primeira participação em 2018.

De acordo com o site da instituição de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de Taiwan, a tecnologia do AI Aquarium foi instalada com sucesso no Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Marinha daquele estado insular. Além do entretenimento educativo, os princípios usados no aquário podem ser também implantados em simulações cirúrgicas para treinamento médico.

Como funciona o aquário de inteligência artificial do ITRI? 

Aquário inteligente dá informações sobre os peixes que você observa -  TecMundo

Para saber para onde o observador está olhando, existe uma câmera 3D de detecção de profundidade localizada acima do aquário e voltada para fora. Uma outra câmera é direcionada para o aquário para rastrear a posição dos peixes. É esse vídeo em tempo real que é analisado pelo algoritmo de reconhecimento de objetos, para comparar o peixe observado com uma base de dados.

Cruzando as informações da linha de visão do observador com a posição dos peixes, o AI Aquarium estabelece exatamente qual peixe está sendo visto e faz o levantamento da espécie à qual ele pertence. A classificação taxonômica é exibida automaticamente em uma tela de microLED transparente sobreposta ao vidro, bem ao lado do peixe analisado.

Além de reconhecer as espécies aquáticas com uma precisão de 98%, o aquário do ITRI é capaz de fornecer mais informações sobre o animal observado. Para isso, basta que o observador faça gestos simples com as mãos, sem necessidade de encostar no vidro. O presidente da empresa taiwanesa, Edwin Liu, garante que o AI Aquarium oferece "uma opção mais interativa e eficaz do que os aquários convencionais.”

Fonte: TecMundo