Política
26 Maio de 2022 | 15h36

Angola destaca laços de cooperação com a Polónia

O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta quinta-feira, os laços de cooperação e amizade existentes entre Angola e a Polónia, país com o qual o Estado angolano tem um Acordo Geral de Cooperação, rubricado em 1977.

Ao intervir no acto de empossamento do novo embaixador de Angola naquele país da Europa, o Chefe de Estado angolano considerou a Polónia um "país amigo”.

Quanto à missão do embaixador Manuel Pedro Chaves, o Presidente João Lourenço disse ter a certeza de que não vai defraudar, tendo expressado votos de "sucessos no cumprimento da missão que vai passar a desempenhar”.

Em declarações à imprensa, à saída da cerimónia, o embaixador Manuel Pedro Chaves traçou como desafios da nova missão, o reforço das relações de amizade e a identificação de novas áreas de cooperação.

No segmento económico, o novo embaixador de Angola na Polónia disse que a representação diplomática predispõe-se a apoiar os empresários angolanos "que tiverem vontade de cooperar com os empresários da Polónia”.

Desde Setembro de 2017, o Governo angolano tem estado a privilegiar a diplomacia económica.

A estratégia visa a atracção de investimentos para a contínua construção de infra-estruturas nos sectores energético, rodoviário, portuário, telecomunicações, entre outros, para servir de base à política de diversificação da economia.

Angola e Polónia têm assinados vários instrumentos jurídicos, com destaque para o Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas, acordo de cooperação nas áreas de investigação científica e ensino entre as Universidades Kimpa Vita do Uíge e a Agrária de Cracóvia, da Polónia.

Ainda no quadro bilateral sobressai o acordo de empréstimo avaliado em 100 milhões de dólares pelo Governo polaco ao Governo de Angola, visando o financiamento do Projecto Academia de Pescas e Ciências do Mar-3ª fase, na província do Namibe.

As relações políticas e diplomáticas e de cooperação entre Angola e a Polónia foram reforçadas a 24 de Abril de 1997 com a Declaração sobre o Fortalecimento da Amizade e Cooperação.

PR Joao Lourenço discursando na tomada de posse do embaixador de Angola na Polónia, Manuel Pedro Chaves © Fotografia por: Manzambi André (Angop)

Fonte: ANGOP