Curiosidades
12 Maio de 2022 | 10h04

Afinal, para que serve o sal na máquina de lavar loiça?

Saiba ainda onde é que se deve colocar esta substância. Tem por hábito colocar sal na máquina de lavar a loiça? Se não o faz, deveria, uma vez que este tem o propósito de 'neutralizar' o impacto que uma água muito dura, rica em partículas de calcário, pode ter no funcionamento da máquina.

"O sal é concebido para limpar o descalcificador de água, um dispositivo que absorve o calcário presente na água da lavagem, para impedir que as pequenas partículas de calcário se depositem na loiça. Ao contrário do que se possa pensar, o sal de maior pureza não se destina à loiça, mas sim à própria máquina de lavar loiça, pois as impurezas poderiam danificar o aparelho", explica a DECO Proteste

Na prática, trata-se de uma "substância composta por cloreto de sódio, submetida a um refinamento industrial que permite minimizar as impurezas naturalmente presentes no sal marinho, como resquícios de conchas ou areia". 

Onde se coloca o sal na máquina da loiça?

De acordo com a DECO Proteste, o reservatório de sal está localizado na parte inferior da máquina.

"Desaperte a tampa e coloque o sal até que o reservatório esteja cheio. Pode utilizar o funil fornecido para evitar desperdícios e impedir que o sal caia para dentro do aparelho", explica a associação. 

Importa ainda sublinhar que "cada máquina de lavar loiça está equipada com um compartimento de diferentes tamanhos, capaz de conter diferentes quantidades de sal, pelo que não existem doses precisas. Limpe a borda do reservatório e feche bem a tampa".

Fonte: NM