Sociedade
04 Dezembro de 2021 | 10h00

Aeroporto internacional concluído dentro de 18 meses

As obras de construção do futuro Aeroporto Internacional de Mbanza Kongo, na província do Zaire, enquadradas no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2018/2022, arrancaram, ontem, com o acto de lançamento da primeira pedra, presidido pelo ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu.

O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, ladeado pelo governador provincial do Zaire, Padro Makita Júlia, referiu que, o projecto de construção do novo Aeroporto de Mbanza Kongo, visa o reforço e melhoria das infra-estruturas dos transportes.

De acordo com Ricardo de Abreu, no caso particular do município de Mbanza Kongo, o projecto vem responder também aos compromissos assumidos com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no âmbito da elevação da cidade como Património Mundial da Humanidade.

O acto foi antecedido por uma apresentação pública do projecto, a ser implementado na comuna do Nkiende II, a cerca de 34 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, no prazo de um ano e seis meses, a ser executada pela  empresa chinesa Sinohydro.

O futuro Aeroporto está orçado em mais de 89 mil milhões de kwanzas, financiado através de uma linha de crédito de Espanha. A infra-estrutura vai ter uma pista com três mil e 500 metros de comprimento, 45 outros de largura e bermas de 7,5 metros de cada lado, apropriada para receber a aeronave do tipo Boeing-777 ER.

A infra-estrutura contará,também, com um terminal de passageiros com 12.100 metros quadrados, uma torre de controlo com 35,64 metros de altura, um edifício administrativo, outro de operações de combate a incêndios, um terminal de carga e instalações auxiliares.

O novo aeroporto vai igualmente, possuir uma plataforma para estacionamento de aeronaves em hora de ponta, de uma aeronave Boeing do tipo-777 ER, duas do tipo Boeing-737 e dois helicópteros, além da aplicação de equipamentos de ajuda à navegação aérea, controlo meteorológico, equipamentos ILS e Devua, que permitem a aterragem em condições climáticas difíceis, iluminação de pista para operações diurnas e nocturnas.

Dois terminais distintos para embarque e desembarque de passageiros, um doméstico e outro internacional, com capacidade para 175 passageiros na hora de ponta cada, com a possibilidade de serem ampliados caso a procura justifique, fazem parte do projecto.

Fonte: JA